Faça você mesmo um detergente ecológico
Detergente ecológico
A poluição das águas (rios, lagos, mares e oceanos) não ocorre apenas pelo despejo de uma ou outra substância, mas principalmente pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza que usamos em nossas casas: detergentes, sabão em pó, amaciante, sabonetes, shampoos, cremes dentais, desinfetantes, limpa-vidros, água sanitária (com 2% de cloro ativo), amoníaco, entre outros.
Uma substância presente em detergentes, desengordurantes e em muitos outros produtos de limpeza e higiene é o LAURIL SULFATO DE SÓDIO*, um derivado de petróleo, que é irritante para o organismo humano (associado a dermatites), tóxico para organismos aquáticos e poluente para corpos hídricos.
Uma boa alternativa é optarmos por produtos de limpeza chamados ecológicos, já disponíveis no mercado, menos agressivos aos ecossistemas.
Usar produtos ecológicos é uma atitude positiva que é benéfica e limpa para o seu corpo e para o ambiente. É também uma opção mais autônoma e econômica.
* Mais informação sobre esta e outras substâncias podem ser acessadas no site da ANVISA
Que tal fazer você mesmo o seu próprio detergente ecológico?!
Outras dicas:
- Evitar adquirir produtos em cuja fórmula contenha: cloro, formaldeído e solventes.
- Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes. Exemplos: a) Vinagre: tira manchas de tecidos, neutraliza odores fortes, remove gordura e limpa azulejos, fogões e panelas. b) Bicarbonato de Sódio: serve para limpar pias e vasos sanitários em banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal.