Você sabia? Glúten.
Olá prezada comunidade.
Trazemos nesta publicação do “Você Sabia?” maiores informações sobre o glúten.
O Glúten é uma proteína amorfa e é encontrado naturalmente na semente de muitos cereais. O glúten ainda é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães, mas também está relacionado a dois tipos de problemas mais comuns como, a doença celíaca e sensibilidade ao glúten. Os sintomas são variados e a pesquisa sobre tratamentos estão avançando.
Na nossa próxima publicação traremos uma receita de bolo de banana que usa as cascas da fruta e que não contém glutén! 😛
#paratodosverem: A figura traz no topo o título “Você sabia”, e embaixo deste título informações sobre restrição e intolerância ao glúten. O Glúten é uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias proteicas longas de gliadina e glutenina. O glúten é obtido através da mistura destas proteínas que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais como o trigo, cevada, triticale e centeio. E ainda na aveia, que naturalmente não contém glúten, porém quando é cultivada e processada juntamente com o trigo, geralmente acontece o que se chama de “contaminação cruzada” O glúten é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães, mas também está relacionado a dois tipos de problemas mais comuns como, a doença celíaca e sensibilidade ao glúten. Sintomas doença celíaca: Diarreia com cólica, anemia não explicada, perda de massa óssea, perda de sensibilidade ou formigamento nos pés ou mãos, perda de peso súbita em momento de crise. Sintomas da sensibilidade ao glúten: depressão, autismo, labilidade emocional, parestesias pelo corpo, vertigem, eczemas, dermatites, prurido idiopático, mudança nos odores corporais, sudorese protusa, constipação intestinal, diarreia, síndrome do cólon irritável, gases, distensão abdominal e deficit imunitário. Tratamento: Já existem alguns estudos e testes com uma possível vacina e alguns remédios, porém atualmente, o mais recomendado como tratamento é a adesão a uma dieta sem glúten.