Por que fazer Receitas Sustentáveis?
Em setembro de 2015, durante uma Cúpula de Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), os 193 países membros da organização traçaram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os três primeiros objetivos referem-se à erradicação da pobreza, a fome e à boa saúde e bem-estar. A questão da alimentação diz respeitos a estes três objetivos e se manifesta em dois pólos extremos: Enquanto, infelizmente, muita gente ainda passa fome, mesmo tendo alimentos produzidos para todo mundo, há também muito desperdício de alimentos, os quais poderiam ser melhor aproveitados não só do ponto de vista do consumo, mas, principalmente do nutricional, buscando assegurar uma vida saudável e promovendo o bem-estar para todos em todas as idades.
Uma forma de realizar uma alimentação sustentável e ainda evitar o desperdício é aproveitar os alimentos integralmente. As partes não convencionais de certos alimentos, como cascas, talos e sementes, não precisam e nem devem ir para o lixo. Essas partes, muitas vezes consideradas “restos” e descartadas na hora do consumo, podem servir como excelentes fontes de nutrientes, com grande quantidade de proteína, vitaminas e sais minerais, que trazem benefícios para a saúde.
Existem diversas formas culinárias de utilizá-los, vamos conhecer algumas delas?